Lições em Hidrogeologia

As “Lições em Hidrogeologia” constituem uma série anual de palestras itinerantes que conta com o apoio das instituições de acolhimento. Pretende promover os saberes, as potencialidades e as competências da Hidrogeologia como disciplina científica e tecnológica junto da comunidade académica e profissional relacionada de alguma forma com a água subterrânea. As “Lições em Hidrogeologia” estão em especial orientadas para os futuros ou jovens hidrogeólogos, com o objectivo de os motivar para as matérias relacionadas com a Hidrogeologia através da apresentação de casos de estudos ou questões específicas apresentadas numa perspectiva diferente da habitual no contexto de sala de aula.

As “Lições em Hidrogeologia” constituem assim “aulas” participadas que se destacarão do plano curricular e que os desafiarão a interagir com os restantes participantes e a olharem para a Hidrogeologia através de diferentes perspetivas e experiências, apelando à criatividade científica e ao sentido crítico. Para os profissionais, as Lições constituirão uma oportunidade de aproximação entre o meio académico e da investigação científica e as realidades do mundo das aplicações tecnológicas da Hidrogeologia.

A mesma lição será levada a diferentes instituições do País ao longo de um ano, procurando descentralizar o conhecimento e promover a sua mobilidade.

1ª Lição – “Da impossibilidade à concretização: o caso do projecto do campo de captação de água subterrânea de Osso da Baleia, Pombal”, Manuel Abrunhosa

24 Maio de 2016 – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto                                                                                       Veja a notícia na Revista INGENIUM (págs. 18 e 66)

15 de Novembro de 2016, 15h – Centro de Ciências da Terra da Universidade do Minho                                                                                  Campus de Gualtar (Braga), Complexo CP1 – Anfiteatro A5                                                                            Cartaz de divulgação