Notícias/Eventos

10th INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON MANAGED AQUIFER RECHARGE (ISMAR10) – Madrid (Espanha) de 20 a 24 de Maio de 2019

A direcção do Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos (AIH-GP) anuncia a realização do 10th International Symposium on Managed Aquifer Recharge (ISMAR10) em Madrid (Espanha) de 20 a 24 de maio de 2019.

O simpósio é organizado pela Tragsa Group em conjunto com o Instituto Geológico y Minero de España (IGME), o capitulo Espanhol da Associação Internacional de Recursos Hídricos (IWRA) e o Capitulo Espanhol da IAH, e conta com a colaboração da AIH-GP.

Para mais informação visite o site do Simpósio em: http://www.ismar10.net/en/ismar10-2/

GEOETHICS & GROUNDWATER MANAGEMENT: THEORY AND PRACTICE FOR A SUSTAINABLE DEVELOPMENT – Porto (Portugal) de 21 a 25 de Outubro de 2019

A Direção do Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos congratula-se por ter sido encarregue pela IAH (International Association of Hydrogeologists) e pela IAPG (International Association for Promoting Geoethics) de organizar conjuntamente o congresso internacional GEOETHICS & GROUNDWATER MANAGEMENT: THEORY AND PRACTICE FOR A SUSTAINABLE DEVELOPMENT, tarefa para a qual anteriormente se tinha proposto.
Este congresso é anunciado publicamente em primeira mão hoje Dia Mundial da Água. Decorrerá no Porto entre 21-25 de outubro de 2019. Constitui a primeira ação que resulta do Protocolo de Cooperação entre a IAH e a IAPG assinado em 5 de Abril de 2017  .
A presidência do congresso e da comissão de organização foi cometida a Manuel Abrunhosa, associado de ambas as organizações.
A Primeira Circular com mais informações está prevista para maio-junho de 2018. Entretanto, informações adicionais poderão vir a ser em breve encontradas na página Internet  (www.portugal.iah.org/) e no Facebook (www.facebook.com/AIHPortugal/.
Questões a respeito do congresso devem ser dirigidas ao e-mail geoeth.gwm.19@gmail.com

Congresso Ibérico sobre Água Subterrânea, Meio Ambiente, Saúde e Património – Salamanca (Espanha) de 12 a 15 de Novembro de 2018

A direção do Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos tem o gosto de anunciar que participa, em parceria com o Grupo Espanhol, na organização do Congresso Ibérico sobre Água Subterrânea, Meio Ambiente, Saúde e Património que terá lugar em Salamanca entre 12 e 15 de novembro de 2018.
Esperamos uma grande participação dos hidrogeólogos portugueses, assim como outros cientistas e técnicos relacionados com os temas do congresso.
Para mais informação:
http://www.aih-ge.org/index.php/congreso-iberico-agua-subterranea/

Hydrogeology of Chalk – 22th International Association of Hydrogeologists IAH French Chapter Technical days –  Le Havre, Normandia, (França) de 24 a 26 de maio de 2018

A direção do Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos anuncia a realização entre 24 e 26 de maio de 2018 em Le Havre, Normandia, França, do congresso Hydrogeology of Chalk, organizado pelo capítulo francês da IAH.
Pela relevância do tema para a Hidrogeologia portuguesa exortamos à participação dos colegas hidrogeólogos.
Agradece-se a divulgação: https://www.cfh-aih.fr/index.php?option=com_content&view=article&id=117&Itemid=775

Notícia – Prof. Helder Chaminé (ISEP) designado “associate editor” do Hydrogeology Journal

A Direção do AIH-GP,  Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos, tem o gosto de informar que o associado Prof. Helder I. Chaminé (Geol, PhD, DSc) aceitou o convite do editor-em-chefe Dr. Clifford I. Voss para fazer parte do “editorial board” como “associate editor” (2018-2020) do Hydrogeology Journal (IAH+Springer), a revista oficial da IAH.

O Prof. Helder Chaminé é Geólogo de formação (U.Porto), Professor Coordenador com Agregação, investigador e Director do Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada do Departamento de Engenharia Geotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), sendo membro ativo de diversas associações científicas e profissionais nacionais e internacionais.

Do seu vasto currículo académico, científico e profissional com mais de 195 publicações, face ao novo cargo, salientamos que o Prof. Helder Chaminé integra comissões editoriais de outras revistas internacionais, tendo editado 5 volumes de conferências, 4 números especiais e atualmente é editor de números temáticos para revistas como “Sustainable Water Resources Management” (Springer – 2018) e “Geotechnical Research” (ICE – 2018).

A Direção do Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos deseja ao Prof. Chaminé os maiores sucessos neste novo desafio, manifestando-lhe todo o apoio para a promoção da publicação científica em Hidrogeologia internacional e nacional.

GwFR’2017 – International Conference on Groundwater in Fractured Rocks – Chaves (Portugal)

O Grupo Português juntamente com o Grupo Espanhol e a Rede de Hidrogeologia de Rochas Fracturadas (Network on Fractured Rock Hydrogeology) da IAH estão a organizar o GwFR’2017 (International Conference on Groundwater in Fractured Rocks). Pela primeira vez em Portugal a conferência terá lugar em Chaves entre 5 e 7 de junho e irá juntar especialistas em hidrogeologia de rochas fracturadas de todo o mundo.

Durante a conferência haverá uma sessão especial em memória do colega Jiri Krâsny, o principal inspirador destes encontros.

Mais informações aqui.

Hydrokarst 2017 – Cádiz (Espanha), 22-26 de Maio 2017

HYDROKARST 2017 Consittui a décima edição de um curso sobre Hidrogeologia Cársica lecionado por investigadores da Unidad Asociada “Estudios Hidrogeológicos Avanzados”, entre o Centro de Hidrogeología da Universidad de Málaga (CEHIUMA) e o Instituto Geológico y Minero de España (IGME). O curso é uma actividde do Grupo Español dea Asociación Internacional de Hidrogeólogos (AIH-GE) e conta com a colaboração do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO.

44o Congresso Anual da Associação Internacional de Hidrogeólogos “Património Hidrogeológico e Sustentabilidade” – Dubrovnik, (Croacia), 25-29 Setembro de 2017

O Grupo Nacional da Croácia da Associação Internacional de Hidrogeologos irá organizar o 44o Congresso Anual da Associação Internacional de Hidrogeologos “Património Hidrogeológico e Sustentabilidade” no Dubrovnik Palace hotel, em Dubrovnik (Croácia) entre o 25 e 29 de Setembro de 2017. Investigadores, engenheiros e outros profissionais, decisores politicos e estudantes interesados em água subterrânea são convidados a participar e partilhar as suas ideias, experiências e conhecimento.

O prazo para a submissão de resumos é 15 de Março de 2017http://iah2017.org/abstract-submission/

Para mais informação visiste o site do Congresso em: http://iah2017.org/

Congresso de Água Subterrânea e Alterações Globais no Mediterrâneo Ocidental – Granada (Espanha), 6-8 Novembro de 2017

O Grupo Espanhol da Associação Internacional de Hidrogeologos está a organizar o Congresso Água Subterrânea e Alterações Globais no Mediterraneo Ocidental, em colaboração com os Grupos Nacionais de França, Marrocos, Portugal, Tunisia e Algéria. O Congresso irá se realizar em Granada (Espanha) entre 6 e 8 de Novembro de 2017.

As temáticas a serem abordadas incluem:

  • Definição de pressões populacionais crescentes sobre recursos hídricos subterrâneos.
  • Avaliação das alterações de qualidade, armazenamento e escoamento de água subterrânea atravês de metodos de monitorização e modelação.
  • Previsão de impactos do aquecimento global sobre taxas de recarga e intrusão salina.
  • Avaliação de medidas de protecção e uso sustentável da água subterrânea.

Datas: 28 de Fev 2017 Submissão de resumos; 1 de Maio 2017 Aceitação de resumos; 1 de Maio 2017 Registo final.

Para mais informação por favor visite  http://www.aih-ge.org/

Eleições – mandato 2016/2018

No dia 11 de Março teve lugar a assembleia extraordinária AIH-GP_elected_members_presentque elegeu os novos membros dos Órgãos Sociais do Grupo Português da Associação Internacional de Hidrogeólogos (AIH-GP), para o mandato de 2016-2018.

Foi com enorme prazer que os novos membros iniciaram este novo capítulo esperando corresponder ao profissionalismo, dinamismo, espírito cooperativo e excelente trabalho na divulgação, discussão, promoção e desenvolvimento da Hidrogeologia da IAH.